Ganhe 15% OFF em sua primeira compra, use o cupom PRIMEIRACOMPRA

Entenda como a mudança de hábitos influência no sono do gato

Entenda como a mudança de hábitos influência no sono do gato

Após aquela rotina agitada no trabalho uma boa noite de sono é essencial para recuperar as energias e encarar o próximo dia. Mas, seu gatinho não te deixa dormir? Calma! Isso não é exclusividade do seu bichano e nós vamos te explicar como resolver.

Os gatos não são animais noturnos, ao contrário do que muitos pensam,  o que acontece é que o felino têm um ritmo de energia inversa aos humanos.

Esse comportamento ocorre porque os gatos são animais crepusculares, ou seja, possuem maior disposição a noite.

Gatos não dormem noite?

Mesmo sendo criado no meio urbano, os gatos possuem instintos de caça que o fazem realizar atividades noturnas. Outra característica do gato, é o fato do animal passar parte do dia dormindo, e isso, causa um acúmulo de energia a ser liberada a noite.

Caso não aconteça, o gato pode vir a desenvolver depressão e ansiedade.

Além de brincar de caçar, é comum vermos os gatos arranhando móveis, correndo pela casa e por vezes, derrubando objetos. Apesar de sua visão ser melhor em horários mais avançados.

 Estes hábitos são totalmente comuns e podem ser administrados a partir de um novo estilo de vida com seu bichano.

Crie uma rotina

Adaptar seus horários a vida noturna do seu gatinho não é uma possibilidade. Então, crie uma rotina com seu felino, que inclua de 20 a 30 minutos diários de brincadeira, antes de dormir, porque incentiva o gato a liberar energia, para cansar mental e fisicamente, contribuindo assim com sua noite de sono.

É importante que você eduque seu gato a dormir no mesmo horário com você, por isso esta interação com animal deve acontecer, ao menos, duas horas antes de você deitar. Apagar a luz também estimula o gato liberar o hormônio do sono, deixando-o mais sonolento.

Alimente corretamente

Se você possui aquele hábito tradicional de deixar a ração disponível durante todo dia, saiba que isto, é um dos principais motivos para seu gato se manter acordado a noite.

Já imaginou o porquê? O motivo é simples, se você permite que seu gato se alimente o tempo todo, sua energia será constante e isso influenciará na sua noite.

Então,  procure alimentar seu gato até, no máximo, duas vezes ao dia com intervalos de 6 a 8 horas. 

Porém, seja cauteloso ao aplicar esses métodos neste novo estilo de vida, visto que os gatos não costumam gostar de mudanças drásticas em sua rotina. Isso causa maior estresse e comportamento agressivo no felino. 

Desta forma cabe a você, com esse entendimento, aplicar gradualmente os novos hábitos a rotina do seu gatinho. 

Se você tentou todas essas dicas e ainda assim o seu gato continua ficando acordado, vale levá-lo ao médico veterinário. No mais, ofereça muito amor e carinho ao seu bichano, pois quem tem gato sabe, eles são sim, bastante amorosos.

Share this post

Comment (1)

  • Maria Silva Reply

    Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
    frequência, para mais artigos como estes. Obrigada

    27/12/2020 at 06:54

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *